6.1.04

Dakar 2004 | Pierre Lartigue excluído do rali Dakar

O piloto francês Pierre Lartigue (Mitsubishi), tricampeão do rali Dakar, foi hoje excluído da actual edição da prova mundial de todo-o-terreno por "desrespeito ao itinerário" na quinta etapa, disputada ontem.

O piloto "falhou dois controlos de passagem e reentrou no percurso pelo alcatrão", explicou o director da corrida, Philippe Conso.

Lartigue confirmou ter saltado os dois controlos de passagem, mas justificou a opção devido a um problema mecânico, que deixou o seu Mitsubishi sem direcção assistida.

"Tive um problema na direcção. O óleo escorreu para o colector de escape e incendiou por duas vezes o motor. Não quis regressar às dunas sem direcção assistida, pois a condução torna-se muito difícil. Preferi regressar ao acampamento para entregar o carro o mais rapidamente possível aos técnicos e, por isso, falhei dois controlos de passagem", admitiu o piloto gaulês.

A etapa de hoje, sexta da presente edição, que liga Ouarzazare a Tan-Tan, ainda em solo marroquino, fez também uma outra "vítima", mas nas motos, pois o italiano Giovanni Sala (KTM), que seguia na sexta posição da geral, foi forçado a abandonar devido a uma queda.

O concorrente transalpino sofreu um traumatismo torácico e fracturas em algumas costelas.

in jornal "Público"