2.1.04

Possível aumento dos combustíveis devido a liberalização dos preços

A livre fixaço dos preços dos combustíveis pode levar ao aumento do preço principalmente nas estações de serviço das auto-estradas e nas cidades mais pequenas onde a concorrência é menor.

Jorge Morgado, secretário geral da DECO, explicou à Lusa que sendo o imposto responsável pela maior parte do preço do combustível a margem de lucro do revendedor é "completamente esmagada" o que numa situaço de liberalização levará a um aumento considerável do PVP para que tal não se verifique.

A DECO sugere como melhor solução, e uma vez que o consumidor é o mais penalizado, que o Governo baixe a taxa de imposto dos combustíveis ou tome medidas para que a Petrogal não domine o mercado.

Os revendedores deixam assim de estar sujeitos aos preços máximos fixados mensalmente por portaria governamental. Ficam, no entanto, "obrigados a comunicar semanalmente à  Direcção-Geral de Geologia e Energia, até às 12h00 de cada sexta-feira, o preço médio semanal de venda praticado para cada produto, por concelho, por posto e por tipo de posto", segundo o jornal "Público".